cidade-de-atibaia

Antes da fundação de Atibaia, este era o nome dado ao sítio onde hoje se encontra o município. Larga controvérsia tem havido entre os tupinólogos que têm procurado definir o verdadeiro significado desta palavra.

Segundo frei Francisco dos Prazeres Maranhão, em seu glossário de palavras indígenas, o nome Tybaia significa rio da feitoria.

Para João Mendes de Almeida, em seu Dicionário Geográfico da Província de São Paulo, teve origem no rio que lhe empresta o nome, concluindo: “Atibaia corruptela de Tipai, rio alagado. Por isso os antigos diziam Tipaia e não Atibaia, de Ti, rio; Pa, aférese de iupá, lagoa, alagadiço e I, preposição significando em, alusiva a correrem várzeas extensas por entre alagadiços”.

Dizendo finalmente que devido à presença de uma serra em Atibaia, a origem do nome pode estar na mesma corruptela Tipai, morro dependurado. De ti, montão e pai, dependurado.

Entretanto Teodoro Sampaio diz que Atibaia, antigamente Tibaya, como escreveu Aires de Casal, significa água saudável, podendo ainda ser água trançada, revolta ou confusa.

Plínio Airosa, em valiosa colaboração para o jornal O Estado de São Paulo, conclui “Tibaia significa água salobra, acre, rio e água ruim poluída”. Mas esse mesmo tupinólogo em seu livro Primeiras noções de Tupi, define: “Atibaia – (Ty-Baio) – o rio manso de águas tranquilas, de água agradável ao paladar”.

Seja como for, hoje se escreve e se diz Atibaia. As formas Tybaia, Thibaya, Atubaia etc. já estão fora do domínio de nosso povo.

Turismo

A Pedra Grande é um dos pontos turístico da Cidade Atibaia, se localiza a 1.450 metros acima do nível do mar. No alto de uma colina, aflora um enorme monólito que proporciona um excelente local para a prática de asa delta, para-glider, escalada, rappel e mesmo de um magnífico mirante para toda Atibaia e regiões vizinhas a ela.

A partir da Pedra Grande é possível ver, em dias com boa visibilidade, sete municípios.

Existem dois acessos principais que levam ao cume da Pedra Grande, um para carros e outros através de trilhas: – Acesso para carros: Na Rodovia D. Pedro I – SP-065 sentido Jacareí, pegue à direita no primeiro retorno após passar por Atibaia (após passar a ultima entrada). Você vai ter acesso a uma rua de terra, a partir desse ponto tem-se placas indicativas até o cume. O trajeto possui aproximadamente 10 km. – Acesso via trilhas: existem 3 trilhas principais, catalogadas, que levam ao cume da Pedra Grande. Todas partem a partir de um mesmo ponto, situado no final do Bairro Arco-Iris, bairro que fica em frente ao Pouso de Asa Delta. As 3 trilhas são: Minha Deusa (aprox. 2,4 km), Mangueira (aprox. 2,6 km) e Monges (aprox. 3 km), que seguem caminhos: à esquerda, centro e direita a partir de seu início comum. O ideal para subidas é sair cedo e sempre levar água consigo, para evitar desidratação. Nas trilhas Minha Deusa e Mangueira, tem-se 2 nascente de água (potável?). Caso sua pela trilha dos Monges (considera a mais bonita), para se ter acesso à nascente, dever-se-a retornar uns 15 minutos quando esta se encontra com a Mangueira.

Inaugurado em 2008 num dos pontos mais aconchegantes e belos do município, o Teleférico de Atibaia, liga o Lago do Major à parte alta do município, num percurso de 550 m, passando por sobre o lago, sobre o balneário, sobre um lindo espelho d’água, próximo ao Centro de Convenções e, ainda, com uma bela vista da paisagem local e do Morro da Pedra Grande.

Com equipamento de última geração, proporciona um agradável convívio com a natureza, com muita segurança e tranquilidade.

Juntamente com o “passeio de charrete”, é uma boa opção de lazer para os turistas, bem como para os habitantes de Atibaia.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Atibaia.

Dados Principais sobre Atibaia

Aniversário: 24 de Junho
Fundação : 1665
Gentílico: Atibaiense
Área: 478,101 Km²
População 126.614 hab. (2010)
IDH 0,819 – elevado
Prefeitura Atibaia
Região metropolitana

Vídeo sobre a cidade de Atibaia

Mapa da cidade de Atibaia